Nova York - O deficitário correio americano anunciou nesta quarta-feira (6/2) sua intenção de interromper a entrega de cartas aos sábados. A expectativa é que a medida gere uma economia de 2 bilhões de dólares por ano. Em comunicado oficial, a United Postal Service (USPS) afirmou que a interrupção começa a valer a partir de agosto.
O diretor-geral da empresa, Patrick Donahoe, falou sobre uma "abordagem responsável e razoável para melhorar nossa situação financeira". "O serviço postal é responsável pela adoção de medidas necessárias para encontrarmos novamente a estabilidade financeira em longo prazo e fazer com que o correio americano continue viável", acrescentou no comunicado.
O correio afirmou ter, inicialmente, pensado em suprimir a distribuição de pacotes aos sábados, mas desistiu da ideia graças ao crescimento desta modalidade (%2b14% em volume desde 2010) e de previsões que indicam que esta tendência deve continuar, especialmente em razão do aumento das vendas no comércio on-line. Os postos do correio continuarão funcionando normalmente aos sábados.
O USPS viu sua atividade declinar claramente com a expansão da comunicação eletrônica como os e-mails, mas também pela concorrência de empresas privadas, como a FedEx. No último balanço da empresa, apresentado em setembro de 2012, foi anunciada uma perda de 15,9 bilhões de dólares. A USPS já reduziu os custos em 15 bilhões e seu efetivo em 28%, o equivalente a 193 mil pessoas, desde 2006.