México - Um domador de tigres americano morreu após ser atacado por um felino em plena apresentação em um circo no estado mexicano de Sonora (noroeste), informou nessa terça-feira (5/2) a procuradoria local. Os fatos ocorreram na noite de sábado quando ele se apresentava no povoado indígena de Etchojoa, em Sonora.
A vítima estava se apresentando "quando um dos tigres saiu do controle e avançou em seu corpo, conseguindo feri-lo com suas garras no lado direito do pescoço", indicou a procuradoria estatal em um comunicado. O domador, Alexander Crispín, de 35 anos, originário dos Estados Unidos, foi levado para um hospital, mas não morreu de hemorragia.
Nas redes sociais circula um vídeo captado por um espectador no momento do ataque e em que se pode ver o tigre avançando sobre o domador e o arrastando pelo pescoço durante alguns segundos em meio a gritos da plateia, enquanto outros domadores tentavam ajudá-lo.
A procuradoria de proteção ao meio ambiente, órgão federal que também fiscaliza as condições de espécies animais, realizava nesta terça uma investigação para analisar as condições do circo onde ocorreu o drama. As autoridades investigam, em particular, o tratamento recebido por 11 tigres de bengala, um elefante, três camelos, onze lhamas e duas serpentes piton.