Moradores da capital das Ilhas Salomão, Honiara, a 580 quilômetros do epicentro, disseram que o tremor não foi sentido, mas algumas aldeias ficaram destruídas, de acordo com o diretor de um hospital. "A informação que estamos recebendo é de que algumas aldeias a oeste e ao sul de Lata, ao longo da costa, foram destruídas, mas ainda não podemos confirmar isso", disse à AFP o diretor do hospital de Lata, Augustine Bilve. "Houve um tremor contínuo em Lata, mas não temos construções danificadas aqui", acrescentou.
Bilve declarou que pacientes do hospital estavam sendo retirados para que o local se preparasse para receber feridos das aldeias ao longo da costa. "Nos disseram que, após o tremor, ondas atingiram as aldeias. Até agora, estamos esperando em Lata e evacuando os pacientes para o caso de algum problema", disse.Um membro do serviço nacional de gerenciamento de catástrofes das Ilhas Salomão estava preocupado com a província de Temotu, no leste. "Se houver um impacto, esta vai ser a primeira província a ser atingida", disse o oficial, que não quis se identificar. Ele acrescentou que o centro nacional de operações de desastres tinha sido ativado e que estavam tentando entrar em contato que a população da província de Temotu.
Reincidente
Em 2007, um tsunami ocorrido após um terremoto de 8.1 de magnitude matou pelo menos 52 pessoas e deixou milhares de desabrigados nas Ilhas Salomão. As Ilhas Salomão estão no "Anel de Fogo", uma zona de intensa atividade tectônica no Oceano Pacífico que registra terremotos e erupções vulcânicas. O alerta de tsunami foi emitido para Ilhas Salomão, Vanuatu, Nauru, Papua Nova Guiné, Tuvalu, Nova Caledônia, Kosrae, Fiji, Kiribati, e Wallis e Futuna.