Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia francesa detém quatro pessoas em investigação de rede jihadista

Conflitos no Mali deixam governo francês em vigilância. Centenas de pessoas do país foram para a Síria nos últimos meses

Paris - Quatro pessoas, três franco-congoleses e um malinense, foram detidas na manhã de terça-feira (5/2) em Paris durante uma investigação sobre uma rede de jihadistas relacionada ao Sahel, informaram fontes. Realizada pelos serviços de inteligência interior (DCRI), esta operação está ligada à "detenção de um indivíduo há alguns meses na fronteira entre Mali e Níger", indicou o ministro do Interior, Manuel Valls aos canais BFMTV e RMC.

A investigação, dirigida pelo juiz anti-terrorista Marc Trévidic, diz respeito a uma rede de envio de jihadistas para o Sahel, informou uma fonte policial. Manuel Valls indicou que os serviços franceses contabilizaram "várias dezenas" de franceses ou residentes na França que se deslocaram para a Síria, onde estão reunidos "alguns indivíduos no Sahel". "Há vários meses esta rede estava sendo seguida", afirmou o ministro.

[SAIBAMAIS]Apesar de "não haver ameaça direta" de atentados na França desde o começo do conflito no Mali, no último dia 11 de janeiro, "a polícia francesa e os serviços de inteligência estão em vigilância", disse.