Bogotá ; Internautas publicam nesta segunda-feira (4/2) na rede social Twitter mensagens de solidariedade ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em tratamento contra um câncer em Havana, capital cubana. Uma hora depois de o tuitaço ser iniciado (10h30 no horário local, 13h em Brasília, no horário brasileiro de verão), a hashtag #ChávezPorAhorayParaSiempre já aparecia em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no país.
[SAIBAMAIS]O tuitaço foi convocado pelo ministro de Comunicações e Informações da Venezuela, Ernesto Villegas. ;Hoje, 4 de fevereiro, tuitaço mundial em solidariedade ao presidente Chávez e à Revolução Bolivariana;, publicou mais cedo o ministro em sua conta na rede social. O presidente venezuelano tem atualmente quase 4 milhões de seguidores na sua conta no Twitter, @chavezcandanga, aberta em abril de 2010.
Na Venezuela, comemoram-se hoje os 21 anos do movimento cívico-militar contra o regime do ex-presidente venezuelano Carlos Andrés Pérez. A data é considerada um dos pilares da Revolução Bolivariana, iniciada por Hugo Chávez no país.
No dia 11 de dezembro, Chávez foi submetido a uma cirurgia após terem sido detectadas células malignas na região pélvica. Neste período, ele enfrentou uma infecção respiratória e, segundo o governo do país, está em recuperação.