Jornal Correio Braziliense

Mundo

Saúde de Chávez melhora a cada dia, diz presidente da Assembleia Nacional

Presidente venezuelano ainda se recupera em Cuba de cirurgia contra câncer. Chávez não é visto em público a mais de um mês



[SAIBAMAIS]"Meu presidente, tome o tempo que for necessário, que aqui na Venezuela nós esperaremos o quanto for preciso para que volte são, curado para continuar trabalhando pelo povo", bradou Cabello, que reiterou também a "lealdade" da Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb) a Chávez e à revolução bolivariana.

"Para quem sair das linhas e instruções do Comandante Chávez, o povo irá cobrar", assegurou Cabello no palco com uma imagem de fundo do presidente no dia do golpe, quando assumiu a responsabilidade pelo fracasso e disse que seus objetivos não haviam sido cumpridos "por enquanto".

A tentativa de golpe levou Chávez à prisão, mas dois anos depois recebeu um indulto, e em 1998 ganhou pela primeira vez as eleições.

Cabello aproveitou seu discurso para criticar as supostas tentativas da oposição venezuelana de dividir o chavismo e criar um confronto entre ele e o vice-presidente Nicolás Maduro, que também participou do ato.

Antes de partir para Havana no dia 10 de dezembro após anunciar uma nova recaída do câncer detectado em junho de 2011, Chávez nomeou Maduro como seu herdeiro político caso não pudesse governar.

Desde aquele dia, Chávez não apareceu mais em público, nem teve fotos suas divulgadas. O governo segue informando sobre seu estado de saúde e assegura que ele permanece no comando do país.

Desde as primeiras horas da manhã, milhares de chavistas saíram às ruas de Caracas para lembrar a tentativa do golpe e se reuniram em vários pontos da capital para seguir em caminhada ao Palácio de Miraflores.

Na rede social Twitter, foi feito um tuitaço mundial -mensagem transmitida por usuários de internet de todo o mundo- em solidariedade a Chávez.