Moscou - Um foguete Zenit-3SL de fabricação russa e ucraniana lançado de uma base do Pacífico e que transportava um satélite americano de telecomunicações Intelsat 27 caiu no oceano pouco depois de decolar, anunciou a empresa russa Energuia. "Um incidente aconteceu durante o lançamento do foguete Zenit. O foguete caiu no Oceano Pacífico", declarou à AFP uma fonte da empresa que fabrica sobretudo blocos de aceleração para os lançadores deste tipo.
"Criamos uma comissão para estabelecer as causas deste incidente", completou a fonte. A empresa Sea Launch, que tem como principais sócios a Energuia e a Boeing, executa os lançamentos a partir do mar, com o objetivo de situar-se o mais próximo possível da Linha do Equador.
O presidente da Energuia, Vitali Lopota, declarou à agência Ria Novosti que o incidente ocorreu na primeira fase do Zenit-3SL. "Aconteceu depois de 50 segundos de voo. Estamos tentando determinar o que aconteceu", disse.
Em um primeiro momento, o lançamento estava previsto para o fim de janeiro, mas foi adiado por "problemas de organização", sem relação com a parte técnica do foguete ou com as condições meteorológicas", segundo a empresa. A Sea Launch foi criada em 1995 e é uma empresa mista na qual a americana Boeing possui 40%, a russa Energuia 25%, a norueguesa Kvaerner 20% e as ucranianas Yujnoie e Yujmashzavod 15% do total.
O primeiro lançamento com fins comerciais a partir de uma plataforma da Sea Launch no Oceano Pacífico aconteceu em 1999.