Jornal Correio Braziliense

Mundo

Modernização de usina nuclear iraniana é 'nova escalada', diz Casa Branca

EUA advertem que modernização representa controvérsia em torno do programa nuclear iraniano

Washington - A Casa Branca advertiu nesta quinta-feira (31/1) que a decisão do Irã de modernizar as instalações de sua usina atômica de Natanz representa uma "nova escalada" na controvérsia em torno de seu programa nuclear.

"A instalação de novas centrífugas avançadas é uma nova escalada e uma contínua violação (...) das obrigações do Irã submetido às relevantes resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da AIEA", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Um documento ao qual a AFP teve acesso nesta quinta mostra que o Irã pretende instalar equipamentos mais modernos em Natanz, uma de suas principais usinas nucleares. O documento, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), indica que o Irã informou em uma carta de 23 de janeiro que "as centrífugas do tipo IR2m serão utilizadas na Unidade A-22" na Usina de Enriquecimento de Combustível (FEP, sigla em inglês) de Natanz.



Um diplomata de Viena disse à AFP sob condição de anonimato que os novos equipamentos provavelmente serão utilizados para enriquecer urânio com pureza de 5%. Mais do que Natanz, a usina de Fordo suscita preocupação, pois esta enriquece urânio a 20%, significativamente mais próximo do nível de 90% necessário para fabricar uma bomba.