Jornal Correio Braziliense

Mundo

Coreia do Sul adverte Norte sobre consequências de novo teste nuclear

Na semana passada, Pyongyang anunciou que deseja executar outro teste nuclear, em sinal de desafio aos Estados Unidos

Seul - O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, após uma reunião urgente do gabinete de segurança, advertiu nesta quinta-feira (31/1) a Coreia do Norte sobre as "graves consequências" de um terceiro teste nuclear. Lee Myung-Bak, que entregará o poder em 25 de fevereiro a Park Geun-hye, eleita no fim de dezembro, insistiu que a defesa do país deve ser reforçada e que, na opinião dele, Pyongyang quer aproveitar a transição no governo sul-coreano.
[SAIBAMAIS]
"O governo pede à Coreia do Norte o fim imediato de todas as declarações e ações provocativas, assim como o cumprimento de suas obrigações internacionais, incluindo as resoluções do Conselho de Segurança da ONU", destaca um comunicado. "Se a Coreia do Norte se enganar e cometer outra ação provocadora, enfrentará graves consequências", completa a presidência.



Pyongyang anunciou na semana passada que deseja executar, em uma data não especificada, outro teste nuclear, em sinal de desafio aos Estados Unidos e em resposta às sanções ampliadas da ONU.

As sanções foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU em represália ao lançamento, em 12 de dezembro, de um foguete norte-coreano que colocou um satélite em órbita, o que foi visto por Washington como um teste de míssil balístico.