Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama saúda 'genuíno desejo' de obter em breve reforma migratória nos EUA

"Neste momento, parece que há um genuíno desejo de solucionar logo o problema. E isso é muito alentador", disse Obama

Washington - O presidente Barack Obama vê um "genuíno desejo" de obter em breve uma reforma migratória nos Estados Unidos, depois que um grupo bipartidário de senadores chegou a um entendimento em torno de um acordo marco para aprová-la, segundo trechos de um discurso que o mandatário fará nesta terça-feira.

"Neste momento, parece que há um genuíno desejo de solucionar logo o problema. E isso é muito alentador", disse Obama, segundo trechos do discurso que fará em Las Vegas, Nevada (oeste), divulgados pela Casa Branca.

O presidente, que insistiu em seu desejo de uma reforma migratória integral que "se ocupe finalmente dos onze milhões de imigrantes sem documentos" nos Estados Unidos, saudou o acordo apresentado na segunda por oito senadores, quatro de seu partido democrata e quatro da oposição republicana.

Este acordo abre um caminho para a concessão da cidadania aos imigrantes em situação irregular depois de cumpridos vários requisitos, para o reforço da segurança na fronteira com o México e para a garantia de uma cota maior para imigrantes especializados, entre outros.

[SAIBAMAIS]Obama disse que os princípios esboçados pelos senadores estão em conformidade com os princípios que ele propôs.

"A boa notícia é que, pela primeira vez em muitos anos, republicanos e democratas parecem estar preparados para enfrentar juntos este problema", ressaltou.



Uma reforma migratória integral fracassou em várias ocasiões nos últimos anos no Congresso, a última em 2007.