Havana - O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite de segunda-feira (28/1) em Havana, onde se recupera de uma cirurgia contra o câncer seu amigo e presidente venezuelano Hugo Chávez, para participar em um encontro sobre o herói cubano José Martí, informou a imprensa local.
"Ao desembarcar no aeroporto internacional José Martí, Lula foi recebido pela vice-chanceler cubana Ana Teresa González Fraga", informou a agência cubana Prensa Latina.
Lula visita Cuba "para participar na III Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, que acontece no Palácio de Convenções de Havana" por ocasião dos 160 anos do nascimento de Martí, em 28 de janeiro, destacou a Agência de Informação Nacional (AIN).
O ex-presidente brasileiro se reunirá durante a visita de 48 horas à ilha com o presidente cubano Raúl Castro, que assumiu na segunda-feira em Santiago (Chile) a presidência rotativa da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Segundo a imprensa brasileira, Lula também pretende visitar Chávez, com quem construiu uma sólida relação quando era presidente do Brasil, que convalesce em um hospital de Havana da quarta operação contra o câncer.
No entanto, o programa da visita divulgado pelos assessores de Lula não menciona uma visita a Chávez. O ex-presidente brasileiro viajará na quarta-feira a Santo Domingo e depois a Washington.