Jornal Correio Braziliense

Mundo

Direita e centro-esquerda empatam em eleições legislativas de Israel

Apesar de sua vitória limitada, o Likud de Benjamin Netanyahu é o grupo com mais possibilidades de formar o próximo governo

Jerusalém - Os partidos de direita e de centro-esquerda empataram nas eleições legislativas israelenses com 99,5% de votos apurados, segundo os resultados publicados nesta quarta-feira pela comissão eleitoral central. Apesar de sua vitória limitada, o Likud de Benjamin Netanyahu é o grupo com mais possibilidades de formar o próximo governo.

O bloco de direita nacionalista liderado por Benjamin Netanyahu, o atual primeiro-ministro, e o bloco de centro-esquerda, que inclui o partido centrista Yesh Atid, uma das surpresas das eleições, obtêm cada um 60 assentos.

A coalizão Likud Beitenu, formada pelo Likud de Netanyahu e pelo partido Yisrael Beitenu liderado por seu ex-ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman, obtém 31 assentos, 11 a menos que nas eleições anteriores.



Por sua vez, o partido centrista Yesh Atid, criado há menos de um ano pelo ex-jornalista Yair Lapid, se converte na segunda formação do país com 19 dos 120 deputados do parlamento, à frente do Partido Trabalhista, que ganha 15 assentos.

[SAIBAMAIS]Entre os outros partidos considerados aliados potenciais de Netanyahu, o grupo ultranacionalista e religioso Lar Judeu, de Naftali Bennett, obtém 11 assentos. O ultraortodoxo sefardita Shas ganha 11 assentos e o Judaísmo Unido da Torá, um grupo ultraortodoxo asquenaze, leva 7.

No centro do espectro político, o novo movimento centrista Hatnuá da ex-ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni, que pede para retomar o processo de paz com os palestinos, ganha 6 assentos. Por sua vez, o Meretz (esquerda) alcançou 6, os partidos árabes 12 e o Kadima 2.