Jornal Correio Braziliense

Mundo

Aeroportos europeus registram atrasos e cancelamentos por causa de nevascas

Em Paris, 40% dos voos foram cancelados devido ao mal-tempo do continente europeu

Paris - As nevascas registradas em grande parte da Europa afetaram nesta segunda-feira (21/1) vários aeroportos, como os parisienses Orly e Roissy, onde 40% dos voos foram cancelados pelo segundo dia consecutivo.

A Direção de Aviação Civil francesa (DGAC) manteve nesta segunda-feira o cancelamento de 40% dos voos como medida preventiva em função das fortes tempestades de neve. A companhia francesa Air France indicou que prevê a volta à normalidade dos aeroportos de Paris-Orly e Paris-Roissy. No aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha e o terceiro da Europa, mais de 200 voos foram cancelados por causa da neve e do gelo.

No domingo, 445 voos já haviam sido cancelados em Frankfurt por causa da formação de camadas de gelo nos aviões. O tráfego aéreo chegou a ficar totalmente interrompido durante algumas horas. Inúmeros aviões que deviam aterrissar em Frankfurt foram dirigidos para outros aeroportos e, portanto, não puderam garantir os voos a partir de Frankfurt nesta segunda-feira pela manhã.

Na Grã-Bretanha, o aeroporto londrino de Heathrow cancelou nesta segunda-feira 175 voos. Pelo quarto dia consecutivo, Heathrow, o maior aeroporto do mundo em tráfego internacional de passageiros, reduziu seu número de voos.

"No domingo, tomamos a decisão de cancelar 10% dos voos nesta segunda, o que significa aproximadamente 130 voos, oscancelamentos suplementares (até 175) são por causa dos problemas registrados em outros aeroportos da Europa, que tem repercussões" em Londres, indicou um porta-voz do aeroporto.



No domingo, já haviam sido cancelados 260 voos em Heathrow-Londres. O funcionamento dos aeroportos de Moscou não foi afetado, apesar de, nos últimos quatro dias, ter sido registrado 50 cm de neve na capital russa, segundo as autoridades municipais.

"Tanto as decolagens como os pousos estão sendo realizados normalmente nos aeroportos de Cheremetievo, Domodedovo e Vnukovo, não há nem cancelamentos, nem atrasos", indicou um porta-voz da organização dos aeroportos citado pela Interfax. As nevascas afetaram também o transporte ferroviário na França, onde os trens de alta velocidade circulavam com atrasos de 20 a 40 minutos, devido à desaceleração do tráfego causada pelas condições meteorológicas.

A neve também provocou dificuldades no tráfego nas estradas. No sudoeste da Alemanha, a polícia registrou 1.000 pequenos acidentes provocados pelo mau tempo. Um trecho de uma rodovia próxima a Berlim teve que ser fechado.

Na Bélgica a circulação era difícil nas vias secundárias e em lugares particularmente expostos, como as saídas das estradas. Três pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas quando um micro-ônibus em que viajavam tombou e pegou fogo em uma saída da estrada E40 próximo a Bruges (oeste).