Jornal Correio Braziliense

Mundo

Neve causa perturbações nos aeroportos de grande parte da Europa

Paris - As nevascas registradas em grande parte da Europa perturbaram nesta segunda-feira (21/1) vários aeroportos, como os parisienses Orly e Roissy, onde 40% dos voos foram cancelados pelo segundo dia consecutivo.

A Direção de Aviação Civil francesa (DGAC) manteve nesta segunda-feira cancelamento de 40% dos voos como medida preventiva em função das fortes tempestades de neve.

A companhia francesa Air France indicou que prevê a volta à normalidade dos aeroportos de Paris-Orly e Paris-Roissy.

No aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha e o terceiro da Europa, mais de 200 voos foram cancelados por causa da neve e do gelo.

No domingo, 445 voos já haviam sido anulados em Frankfurt por causa da formação de camadas de gelo nos aviões. O tráfego aéreo chegou a ficar totalmente interrompido durante algumas horas.

Inúmeros aviões que deviam aterrissar em Frankfurt foram dirigidos par outros aeroportos.


Na Grã-Bretanha, o aeroporto londrino de Heathrow cancelou nesta segunda-feia 175 voos.

Pelo quarto dia consecutivo, Heathrow, o maior aeroporto do mundo em tráfego internacional de passageiros, reduziu seu número de voos.

"No domingo, tomamos de decisão de cancelar 10% dos voos nesta segunda, o que significa aproximadamente 130 voos", indicou um porta-voz.

No domingo, já havia sido cancelados 260 voos em Heathrow-Londres.

Em compensação, o funcionamento dos aeroportos de Moscou não foi afetado, apesar de que, nos últimos quatro dias, tenha sido registrado 50 cm de neve na capital russa, segundo as autoridades municipais.