O comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciou nesse domingo (20/1) o fim da trégua unilateral que declarou há dois meses. A trégua foi anunciada no início das negociações de paz com o governo da Colômbia, que exigiu um cessar-fogo. Há cerca de meio século as Farc atuam em território colombiano e nas fronteiras. A trégua acaba oficialmente às 6h de Bogotá (9h de Brasília).
;[Queremos que o governo] estude a possibilidade de um cessar-fogo bilateral e do fim das hostilidades para que as conversações de paz possam decorrer em um ambiente tranquilo", disse Márquez.
"Se, por qualquer razão, o governo colombiano não considerar oportuna a criação desse ambiente, vamos propor um tratado que defina as condições para a guerra, para evitar que a população sofra", acrescentou.
No sábado (29/1), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que as Farc tinham "respeitado em grande parte a trégua unilateral" e garantiu que as Forças Armadas e a polícia estavam prontas para responder às ações da guerrilha.