Jornal Correio Braziliense

Mundo

Esquerda supera, por pequena margem, coalizão de Merkel na Baixa Saxônia

Aliança social-democrata SPD e os Verdes superaram por pequena margem a coalizão dos conservadores (CDU) e liberais (FDP) da chanceler Angela Merkel

Berlim - A aliança social-democrata SPD e os Verdes superaram por pequena margem este domingo (20/1), nas eleições regionais da Baixa Saxônia, a coalizão dos conservadores (CDU) e liberais (FDP) da chanceler Angela Merkel, segundo projeções da televisão pública.

Segundo estas estimativas, o SPD e os Verdes obteriam uma cadeira a mais que os conservadores e os liberais, o que lhes permite substituir no governo regional a David McAllister (CDU), muito apoiado por Merkel durante a campanha.

De acordo com as projeções da televisão pública ARD e ZDF, os conservadores obteriam cerca de 36% dos votos, o FDP 9,9%, o SPD 32,6% e os Verdes 13,7%.

O candidato do SPD para essas eleições regionais, Stephan Weil, anunciou neste domingo à noite que estava disposto a governar com uma maioria de apenas uma cadeira. "Na situação atual, é minha intenção", disse.

Leia mais notícias de Mundo

Esta estreita vitória, que ainda deve ser confirmada pelos resultados oficiais, aconteceu depois de várias horas em que a direita e a esquerda estavam lado a lado.

Durante semanas as pesquisas previam uma vitória da esquerda nas eleições da Baixa Saxônia, última eleição até setembro, quando serão realizadas as eleições regionais na Baviera e as legislativas gerais, no dia 22 desse mês.

Contudo, nos últimos dias a diferença se reduziu a tal ponto que uma vitória da coalizão no poder era possível.

A estreita vitória da esquerda, no quarto Estado regional mais povoado do país, não antecipa, porém, um possível resultado das próximas legislativas. Merkel domina as pesquisas de opinião a nível nacional.