Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, submetido em 11 de dezembro a uma cirurgia de câncer em Cuba, "vai sair do pós-operatório e entrará em uma nova fase de tratamento", declarou neste domingo o seu vice-presidente, Nicholas Maduro.
O presidente "está estabilizando todos os seus organismos vitais, o funcionamento dos órgãos. Tem consciência e cada vez mais força para entrar na próxima etapa a ser anunciada oficialmente", disse Maduro em uma entrevista à televisão Televen.
[SAIBAMAIS] Chávez, de 58 anos, foi operado quatro vezes de um câncer detectado em meados de 2011. Desde a sua última cirurgia, há pouco mais de um mês, não fez nenhuma aparição pública. Contudo, Maduro assegurou neste domingo que em sua visita a Havana na semana passada teve a oportunidade de conversar com Chávez. "Eu conversei com ele em várias ocasiões, respeitando os tratamentos. Estava muito interessado nos preços do petróleo", disse o vice-presidente. "Estamos otimistas no sentido de que, cedo ou tarde, teremos o presidente aqui com a gente", acrescentou Maduro.
Devido a sua saúde, Chávez não pôde comparecer à cerimônia de posse de seu novo mandato presidencial (2013-2019) em 10 de janeiro, em Caracas. No entanto, a Suprema Corte venezuelana decidiu que Chávez pode tomar posse assim que se sentir capaz.