Londres - O secretário americano de Defesa, Leon Panetta, questionado sobre a crise dos reféns na Argélia, declarou neste sábado que os Estados Unidos "vão tomar todas as medidas necessárias" para se proteger da ameaça dos grupos ligados à Al-Qaeda no Magreb.
"Se isso significa dar assistência aos outros em operações militares, se isso implica realizar operações em cooperação, são questões que, acredito, devem ainda ser decididas", acrescentou Panetta, em visita a Londres.
[SAIBAMAIS]"Nosso objetivo é garantir que, independentemente de onde a Al-Qaeda tente se esconder, evitaremos que estabeleça uma base e vamos evitar que realize ações terroristas", explicou. "Vamos tomar todas as medidas necessárias para proteger os nossos cidadãos", assegurou.
Leia mais notícias em Mundo
O secretário de Defesa observou que os Estados Unidos estão "preocupados com a AQMI (Al-Qaeda no Magreb Islâmico), este grupo afiliado à Al-Qaeda, que está localizado nesta parte de África".
Ele "prestou homenagem" à ação da França no Mali, que "tomou a iniciativa de tentar bloquear a AQMI". "Nós tentaremos ajudar neste esforço como fazem outros países", indicou.