Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tropas malinenses com apoio francês retomam controle de Diabali

A cidade havia caído nas mãos dos extremistas islamitas na segunda-feira (14), e foi recuperada nesta sexta-feira

Bamako - Soldados do exército do Mali, apoiados pelos militares franceses, retomaram nesta sexta-feira (18/1) o controle da cidade de Diabali, 400 km ao norte de Bamako e que havia caído nas mãos dos extremistas islamitas na segunda-feira, indicaram um habitante local, membro do conselho municipal, e uma fonte da segurança regional.

"Diabali foi libertada, os islamitas foram embora, os militares franceses e malinenses entraram na cidade", ressaltou este membro do conselho municipal.

Diabali foi tomada segunda-feira pelos islamitas, aparentemente liderados pelo argelino Abu Zeid, um dos líderes da Al-Qaeda do Magrebe Islâmico (Aqmi).

A localidade foi bombardeada várias vezes na terça-feira pela aviação francesa, mas os islamitas não abandonaram suas posições e, segundo várias testemunhas, tentaram se esconder entre a população local, que passou a servir de escudo humano.

[SAIBAMAIS]"Desde o ataque francês, nós sabemos que eles rasparam suas barbas, eles se disfarçam e tentam se esconder entre a população", afirmou o capitão malinense Cheickné Konaté.

Combates entre franceses e combatentes islamitas são registrados desde quarta-feira em Diabali, segundo duas fontes da segurança.

Nesta região, "temos os grupos mais difíceis, os mais fanáticos, os mais organizados, os mais determinados e bem armados", havia indicado o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian. "Enfrentamos várias centenas, mais de mil - 1.200, 1.300 -, terroristas na região, com reforços que podem chegar amanhã", segundo ele.



Mais cedo, o exército afirmou ter recuperado o controle da cidade de Konna (centro) das mãos de grupos extremistas islamitas.