Jornal Correio Braziliense

Mundo

Homens atiram perto da sede do principal partido de governo grego

Os disparos não deixaram feridos. No último sábado, dois escritórios de partido grego foram incendiados e outro teve as janelas quebradas

Atenas - Tiros foram disparados na madrugada desta segunda-feira (14/1) contra a sede do partido governante Nova Democracia em Atenas, atingindo o gabinete do primeiro-ministro, Antonis Samaras, e as suspeitas recaem sobre grupos extremistas.

Os dois atacantes se dirigiram para os gabinetes, localizados em uma rua movimentada de Atenas, por volta das 2h30 locais (22h30 de Brasília), estacionaram nas proximidades e saíram do carro, informou uma fonte policial. Depois de serem vistos por guardas que faziam a segurança do local, os homens abriram fogo, voltaram para o carro e foram embora. Ninguém ficou ferido.

Uma bala foi encontrada no escritório de Samaras, no terceiro andar, e outra no telhado, enquanto, de acordo com um fotógrafo da AFP, uma janela na lateral do edifício foi perfurada por outro tiro. "Uma bala simbólica para o primeiro-ministro, isso é inédito", afirmou o porta-voz do governo, Simos Kedikoglou, à rede de televisão estatal NET. "Não vamos deixar eles nos aterrorizarem", disse. "O governo vai fazer o que for necessário para proteger a democracia", completou.

Equipes forenses coletaram nove cápsulas de fuzis de assalto Kalashnikov do local do crime e estavam investigando um carro roubado que pode ter sido utilizado no ataque e que foi posteriormente encontrado queimado no bairro vizinho de Palaio Faliro. A fonte policial observou que o tiroteio com Kalashnikovs lembrava o modo de ação de três grupos, o mais proeminente deles chamado de Luta Revolucionária, mais conhecido por um ataque com foguete contra a embaixada dos Estados Unidos em 2007.

Na madrugada de sábado, dois escritórios distritais pertencentes ao partido conservador Nova Democracia foram atingidos por um incêndio criminoso, enquanto um escritório do partido socialista Pasok, um parceiro na coalizão de governo, teve suas janelas quebradas. Esses incidentes ocorreram depois de ataques incendiários semelhantes contra as casas de cinco jornalistas gregos na sexta-feira que provocaram danos materiais, mas não deixaram vítimas.

[SAIBAMAIS]No domingo, a casa do irmão do porta-voz do governo também foi alvo de um ataque incendiário.



Alguns especialistas ligaram a explosão de violência às recentes operações policiais contra invasores em prédios públicos que provocaram tensões com o partido Syriza, o principal grupo da oposição radical de esquerda. Um grande protesto sobre o tema foi realizado em Atenas no fim de semana. Em um comunicado divulgado mais cedo nesta segunda-feira, o Syriza condenou o ataque contra os escritórios do Nova Democracia.

"Isso pode ser algo inteiramente novo, ou pode ser uma organização atacando o sistema político e utilizando meios violentos, com forma e estrutura semelhantes aos que a Grécia experimentou no passado", disse a criminologista Sophia Vidali, da Universidade da Trácia. "Nós definitivamente não experimentamos nada desse tipo por muito tempo", disse, acrescentando que em uma primeira análise é razoável supor que os ataques estejam ligados à crise econômica e às medidas de austeridade impostas na Grécia.