Ao menos 16 policiais ficaram feridos neste sábado em novos incidentes entre protestantes e católicos na Irlanda do Norte decorrentes da decisão da prefeitura de Belfast de hastear a bandeira britânica apenas em algumas ocasiões, informaram as autoridades.
Os policiais foram atingidos por pedras e coquetéis molotov quando tentavam se colocar entre os grupos de protestantes e católicos.
[SAIBAMAIS]A polícia utilizou jatos d;água e balas de borracha durante os incidentes deste sábado em Belfast, em mais um dia de protesto envolvendo a decisão de restringir o hasteamento da bandeira britânica.
Segundo testemunhas, a polícia tentou estabelecer um cordão de isolamento entre manifestantes ;unionistas; da comunidade protestante e nacionalistas católicos na região de Short Strand, e foi alvo de pedras e coquetéis molotov lançados dos dois lados.
Os protestantes ;unionistas; rejeitam a decisão da prefeitura de Belfast de hastear a ;Union Jack; em apenas algumas ocasiões, e realizam protestos diários desde a adoção da medida, no dia 3 de dezembro.
A Irlanda do Norte viveu 30 anos de violência entre protestantes unionistas - partidários da união da Irlanda do Norte com o Reino Unido - e republicanos católicos. O confronto deixou milhares de mortos.
Apesar do acordo de paz de 1998, que estabelece a divisão de poder entre católicos e protestantes, incidentes esporádicos ainda são registrados na Irlanda do Norte entre os dois grupos.