O Peru e Cuba firmaram hoje (12) três acordos bilaterais nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte. A assinatura dos documentos ocorreu durante viagem oficial de dois dias do presidente peruano, Ollanta Humala, a Havana, capital cubana.
Segundo informações da Presidência do Peru, divulgadas em seu site, entre as medidas que fazem parte dos acordos está a que prevê transferência de tecnologia cubana ao país andino para a produção de vacinas hexavalente, que são necessárias para o programa peruano de imunologia.
Na área da educação, está prevista a elaboração de um plano de trabalho que permita a participação de médicos e profissionais de saúde cubanos em regiões que serão estabelecidas pelo Ministério da Saúde peruano e ainda o reconhecimento mútuo de estudos e diplomas de ensino superior. A iniciativa vai beneficiar, principalmente, estudantes peruanos que se formaram em Cuba, a maioria em cursos de medicina.
Leia mais notícias em Mundo
Ainda durante sua visita oficial a Cuba, Humala encontrou-se, em Havana, com o ex-presidente do país Fidel Castro. A primeira visita do presidente peruano a Cuba foi em 2006 para uma cirurgia de vesícula.