Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hilda Solís, secretária de Trabalho dos Estados Unidos, deixa o cargo

Washington - A secretária de Trabalho americana e primeira hispânica a ocupar o cargo, Hilda Solís, anunciou esta quarta-feira sua demissão.

Solís, de 55 anos, escreveu uma carta de despedida em que disse aos funcionários que deixa o cargo para retornar à Califórnia, sua terra natal, onde foi criada em uma família de imigrantes mexicanos e nicaraguenses.

"Depois de muitas consultas com a família e os amigos, decidi começar um novo futuro e voltar às pessoas e aos lugares que amo", explicou na carta divulgada pela secretaria.

Solís era a única hispânica no gabinete do presidente Barack Obama além do secretário do Interior, Ken Salazar.



Até agora já anunciaram que deixam seus cargos a secretária de Estado, Hillary Clinton, o do Tesouro, Timothy Geithner, o secretário de Defesa, Leon Panetta, e a encarregada da Agência de Proteção Ambiental, Lisa Jackson.

Hilda Solís foi "membro crítico da minha equipe econômica à medida que nos esforçamos por nos recuperar da pior recessão econômica desde a Grande Depressão", saudou em mensagem Obama, que assumirá em 20 de janeiro seu segundo mandato consecutivo.

Solís é originária do meio sindical e durante os quatro anos em que chefiou a secretaria de Trabalho, reforçou as inspeções laborais, o treinamento profissional e conseguiu estender o segundo desemprego em repetidas ocasiões.

A secretária hispânica enfrentou, ainda, críticas dos republicanos por defender um projeto de lei que reforçava a proteção dos sindicatos nas empresas.