Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama volta de férias para enfrentar batalha pela pasta da Defesa

Washington - O presidente americano, Barack Obama, retornou à Casa Branca de suas férias no Havaí neste domingo (6/1), após solucionar a ameaça de abismo fiscal, e terá, agora, que travar uma batalha pela nomeação do secretário de Defesa.

Obama, a mulher e as filhas aterrissaram na base Andrews, arredores de Washington, às 11h locais, e seguiram de helicóptero até a Casa Branca.

Espera-se que Obama anuncie nesta segunda-feira (8) seu indicado para suceder Leon Panetta como secretário de Defesa.

Segundo a imprensa, Obama poderia nomear o ex-senador republicano Chuck Hagel, o que poderia gerar resistência em seu partido e duros debates para a sua confirmação no Senado.

Hagel, ex-representante republicano por Nebraska, é considerado moderado, e conhecido por manter posturas contrárias à linha de seu partido em matéria de política externa. Criticou publicamente, por exemplo, a estratégia do ex-presidente republicano George W. Bush para o Iraque.

Leia mais notícias de Mundo

Obama iniciou suas férias no dia 21 de dezembro, mas foi obrigado a interrompê-las no dia 26 e retornar a Washington para ajudar os deputados a aprovar um acordo que evitaria o chamado abismo fiscal, combinação de aumento de impostos e corte de gastos que, segundo economistas, poderia ter mergulhado os Estados Unidos em uma nova recessão.

O presidente retornou ao Havaí no último dia 2, assim que o acordo foi aprovado pelo Congresso.