Monroe - Os estudantes da escola primária de Newtown, Connecticut (nordeste), onde um jovem matou 26 crianças e funcionários no mês passado, voltaram às aulas nesta quinta-feira (3/1) em uma instalação alternativa descrita pela polícia como "a escola mais segura dos Estados Unidos".
A Escola Primária Sandy Hook está fechada desde a tragédia de 14 de dezembro, quando um homem de 20 anos abriu fogo causando a morte de 20 crianças e de seis funcionários do local, antes de se suicidar.
Os sobreviventes do massacre finalmente retomaram seu ano acadêmico nesta quinta-feira na cidade de Monroe, onde um colégio a 11 km de distância foi reformado e rebatizado de "Sandy Hook" a partir do original "Chalk Hill".
"Acredito que agora deve ser a escola mais segura dos Estados Unidos", disse em uma coletiva de imprensa Keith White, porta-voz da Polícia de Monroe. As novas medidas de segurança incluem, por exemplo, parar "cada veículo que entra no campus".
[SAIBAMAIS]White disse que a vigilância do local será constantemente avaliada e ajustada de acordo com as necessidades. O objetivo é fornecer aos estudantes um ambiente seguro de aprendizagem, explicou.
A responsável pelas escolas de Newtown, Janet Robinson, disse em uma coletiva de imprensa na quarta-feira que cerca de 80 pessoas trabalharam para transformar o edifício em "uma escola primária muito alegre".
"Foi rebatizada Escola Sandy Hook, então podemos continuar com nossas tradições", explicou. "As crianças estão vindo. Estão muito emocionadas de ver seus docentes", acrescentou.
As imediações da nova Sandy Hook foram decoradas com cartazes de apoio, assim como balões e fitas decorativas verdes e brancos, cores da escola.
"Bem-vindos, nós te amamos," indicava um grande cartaz verde sob a placa de trânsito indicando a escola. "Escolha o amor", indicava outro cartaz.
Com relação à segurança, Robinson disse que a escola está "extremamente segura".
Para facilitar a readaptação das testemunhas traumatizadas com o massacre, os professores levaram ao novo local móveis e objetos da antiga escola, disse Robinson.
Mas, apesar do grande esforço para tranquilizar as pessoas, algumas ainda estavam nervosas.
"Não há um verdadeiro manual para isso", disse à CNN Denise Correia, mãe de um aluno.
"Não estou certa de que estou totalmente pronta para deixá-los ir," disse Sarah Swansiger, outra mãe, enquanto ia para a escola. Mas, após o final das aulas, ela e sua filha retornavam felizes.
"Havia um pouco de ansiedade, mas acho que, no final das contas, todos estavam felizes em voltar", disse Swansiger à CNN. "Os professores foram fantásticos."
O governador de Connecticut, Dannel Malloy, visitou a escola na quarta-feira e se dirigiu aos funcionários. Os pais e estudantes, por sua vez, foram autorizados a conhecer o novo instituto antes do primeiro dia de aula.
A nova escola Sandy Hook está localizada em um edifício de dois andares, situado ao longo de um sinuoso caminho arborizado junto a uma nova escola secundária e a outra escola primária.
A diretora interina da instituição, Donna Page, que substitui Dawn Hochsprung, falecida no massacre, disse que "a instalação está a salvo, segura e plenamente operacional" e que os pais poderiam permanecer na escola nesta quinta-feira em sua reabertura para fornecer apoio aos alunos.
"Entendemos que muitos pais podem precisar estar perto de seus filhos no primeiro dia de aula e serão bem-vindos. Dito isso, encorajamos os estudantes a pegar o ônibus para a escola para ajudá-los a retornar as suas rotinas familiares o quanto antes", escreveu no site da escola.
Em Newtown, as patrulhas aumentaram e oficiais da polícia estão mobilizados em todas as escolas, enquanto a cidade se esforça para voltar à normalidade", disse o chefe de Polícia, Michael Kehoe.