Jornal Correio Braziliense

Mundo

Oito pessoas morrem em ataque suicida no Paquistão

PESHAWAR - Ao menos nove pessoas, entre elas um ministro provincial, morreram em um atentado suicida reivindicado pelo Talibã neste sábado durante uma reunião de um partido político no Paquistão, informaram fontes oficiais.

O atentado foi reivindicado pouco tempo depois pelos talibãs paquistaneses, para vingar a morte de um dos seus, disse à AFP o porta-voz Ehsanula Ehsan. O Partido Nacional Awami, que governa a província de Jiber Pajtunjua, realizava uma reunião em Peshawar, na qual participavam líderes provinciais.

Leia mais notícias de Mundo

"Posso confirmar que o ministro provincial Bashir Bilur morreu. Ele foi levado em estado muito grave ao hospital, mas não resistiu", informou outro ministro, Arabab Ayub Jan, do mesmo governo regional.

No total, 17 pessoas ficaram feridas no atentado. "O homem-bomba caminhou até a casa onde acontecia a reunião e detonou seus explosivos", disse o chefe dos bombeiros Shafqat Malik à AFP. A polícia informou que havia cerca de 100 pessoas na reunião política no momento do ataque.

Segundo fontes paquistanesas, 35.000 pessoas morreram no país desde 2001 como resultado de atos terroristas no país, depois que uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o Afeganistão, após os ataques de 11 de setembro daquele ano.