Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estrelas de Hollywood pedem mais controle sobre armas

Los Angeles - Estrelas de Hollywood como Julianne Moore, Reese Witherspoon, Cameron Díaz e Jennifer Aniston pedem em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (21/12) maior controle sobre as armas de fogo nos Estados Unidos.

"Columbine, Virginia Tech, Tucson, Aurora, Fort Hood, Oak Creek, Newtown, Newtown, Newtown...", dizem Jamie Foxx, Jason Bateman, Julia Louis-Dreyfus, Michelle Williams e Beyoncé para lembrar os massacres que antecederam a tragédia em Newtown, Connecticut, onde um jovem armado matou 20 crianças e seis adultos em uma escola primária.

"Quantos mais? Quantas universidades mais? Quantas salas de aula mais? Quantos cinemas mais? Quantas igrejas mais? Quantos shoppings mais?" - perguntam Jessica Alba, Rashida Jones e Will Ferrell, entre outros.

O vídeo traz ainda Gwyneth Paltrow, Ellen DeGeneres, Jon Hamm, Kate Hudson, Chris Rock, Zooey Deschanel, Selena Gomez, Courteney Cox e Mark Ruffalo.

Gravado em preto e branco, o vídeo tem 90 segundos e 44 artistas que apoiam a campanha "Exija um plano", que defende a proibição de fuzis de assalto e uma maior restrição à venda de armas.

O vídeo, disponível no YouTube, foi baixado no site da campanha promovida por 750 prefeitos para "exigir do presidente Barack Obama e do Congresso ação visando acabar com a violência armada".

"Pelas crianças de Sandy Hook", pede Beyoncé. "Exijam um plano", prossegue Cameron Díaz.

Sandy Hook é o nome da escola de Newtown (Connecticut) onde há uma semana o jovem Adam Lanza cometeu o massacre utilizando um fuzil de assalto e pistolas.

O movimento pede maior controle sobre a venda de armas, especialmente sobre fuzis de assalto e carregadores de grande capacidade, e que o tráfico de armamento seja considerado crime federal.