Alexandria, Egito - Manifestantes islamitas egípcios e opositores entraram em confronto nesta sexta-feira (21/12) em Alexandria (norte), obrigando a polícia a intervir com bombas de gás lacrimogêneo, constatou um jornalista da AFP. Os confrontos tiveram início nesta tarde em frente a uma grande mesquita desta que é a segunda maior cidade do país, na costa mediterrânea, na véspera da segunda parte do referendo sobre um polêmico projeto de Constituição.
Milhares de pessoas convocadas pelos movimentos islamitas se reuniram em frente à mesquita, após a tradicional oração semanal. Os partidários da oposição estavam em menor número. A polícia de choque interveio, erguendo uma barreira entre os dois lados e disparando gás lacrimogêneo contra eles.
A violência entre os adversários já tinha feito uma dezena de feridos na última sexta-feira no mesmo local, depois de um sermão de um imã, considerado hostil aos partidários do "não". Alexandria votou no último sábado neste referendo que ocorre em duas partes com uma semana de intervalo.
O debate animado em torno deste novo projeto de Constituição, que é apoiado por islamitas, provocou a realização de inúmeras manifestações de ambos os lados em todo o país nas últimas semanas. Em 5 de dezembro, oito pessoas foram mortas em confrontos entre manifestantes perto do palácio presidencial na capital.