Jornal Correio Braziliense

Mundo

Coreia do Norte confirma prisão de cidadão americano, diz imprensa local

Seul - A Coreia do Norte confirmou nesta sexta-feira (21/12) a prisão de um cidadão americano, que, por seu nome, pode ser de origem coreana. O detido, Pae Jun-Ho, entrou na Coreia do Norte em 3 de novembro como turista e "cometeu um crime" contra o país, afirmou a agência oficial norte-coreana KCNA. "Foi preso pelas instituições adequadas", acrescenta.

Os Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas com a Coreia do Norte, um país sob sanções internacionais. A KCNA acrescentou nesta sexta-feira que Pae recebeu a visita de agentes consulares da embaixada da Suécia, que se ocupa da proteção consular dos americanos na Coreia do Norte.

Washington havia confirmado a prisão do americano, sem fornecer detalhes sobre sua identidade. Segundo o jornal sul-coreano Kookmin Ilbo, citado pela agência sul-coreana, trata-se de um americano-coreano de 44 anos, responsável por um operador turístico. Um dos turistas com quem viajava transportava um disco rígido de computador que continha dados delicados, acrescenta a imprensa.