Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg doa $500 milhões à caridade

San Francisco - Com o Natal chegando, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a doação de cerca de meio bilhão de dólares em ações de sua companhia à caridade, em Silicon Valley. Zuckerberg e sua esposa, Priscilla, deram 18 milhões de ações à uma fundação que atua nos setores da educação e saúde, de acordo com a mensagem escrita na sua página no Facebook.

"Dois anos atrás, Priscilla e eu assinamos o "Giving Pledge" ("Compromisso de doar" em inglês), nos cometendo a doar a maior parte do dinheiro que ganhamos à caridade", disse o criador do Facebook. "No intuito de construir a base para novos projetos, contribuímos com 18 milhões de ações para a Silicon Valley Community Foundation".



As ações do Facebook estavam sendo vendidas por $27.76 na bolsa de valores Nasdaq ao meio-dia de quarta-feira (19/12). A "The Giving Pledge" é criação do dono da Microsoft Bill Gates e do investidor Warren Buffett, que se juntaram para convencer às pessoas mais ricas do país a doar metade ou mais de suas fortunas à caridade.

O primeiro grande projeto de caridade de Zuckerberg foi a fundação de um programa de bolsa no valor de 100 milhões de dólares para reformar uma escola em Newark, em Nova Jersey. "Tenho muito orgulho do trabalho que fizemos lá", disse Zuckerberg. "Espero que teremos o mesmo impacto positivo nos nossos próximos projetos".