Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama não considera uma prioridade perseguir usuários de maconha

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não considera como prioridade perseguir judicialmente usuários de maconha em dois estados que regularizaram o uso recreativo desta droga, ao contrário do que diz a lei federal.



"Temos outros incêndios para apagar", afirmou Obama em uma entrevista à rede de televisão ABC, cujos trechos foram divulgados nesta sexta-feira (14/12), sobre usuários de maconha do Colorado (oeste) e do estado de Washington (noroeste), que legalizaram recentemente estas práticas.

"Não faz sentido para nós fixar uma prioridade para perseguir os usuários recreativos nos estados que determinaram que era legal", acrescentou o presidente, cujo governo já havia sido solicitado a adotar uma abordagem moderada para o uso de maconha com finalidade médica.

A venda sob prescrição médica é autorizada em 18 dos 50 estados do país. Já a lei federal proíbe o consumo de maconha, tanto com fins recreativos como médicos.

Colorado e o estado de Washington votaram, no dia 6 de novembro, a favor de legalizar a maconha para uso pessonal, por meio de referendos organizados nos estados no mesmo dia das eleições presidenciais.