Jornal Correio Braziliense

Mundo

Novos distúrbios em Belfast após votação por bandeira britânica

Londres - Novos incidentes que deixaram nove policiais feridos explodiram na noite de sexta-feira em Belfast, após a decisão municipal de não içar mais, salvo em certas ocasiões, a bandeira britânica na prefeitura. Até agora, a bandeira britânica ondeava de forma permanente no edifício público.

Na noite de segunda-feira, no entanto, para indignação dos partidários da permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido, os vereadores de Belfast aprovaram por 29 votos a 21 uma moção segundo a qual a bandeira britânica só será içada 17 dias por ano.

Leia mais notícias em Mundo

Em virtude da decisão, a bandeira foi retirada na terça-feira pela primeira vez desde que o edifício foi inaugurado, em 1906.

Na noite de sexta-feira, poucas horas após a visita da secretária americana de Estado, Hillary Clinton, oito policiais ficaram feridos e cinco pessoas foram detidas nos distúrbios ocorridos no centro da cidade, informou a polícia da Irlanda do Norte (PSNI).

Dois automóveis foram incendiados e, segundo testemunhas, os manifestantes lançaram pedras, tijolos e garrafas contra os policiais. "É absolutamente inaceitável", reagiu a chefe da diplomacia americana. "A violência vem lembrar que, mesmo que muitos progressos tenham sido feitos, o difícil trabalho de reconciliação e de promoção da compreensão mútua deve continuar", prosseguiu.

Desde segunda-feira, os opositores à iniciativa organizam todas as noites manifestações em vários locais do norte da Irlanda e uma grande manifestação está prevista para este sábado em Belfast.