ANAPA - O presidente russo, Vladimir Putin, lançou oficialmente nesta sexta-feira (7/12) às margens do Mar Negro as obras de construção do gasoduto South Stream que a Gazprom realiza e que permitirá a Moscou fornecer gás à União Europeia, evitando a passagem pela Ucrânia.
Depois de um breve discurso de Putin, os operários procederam à soldadura de um tubo em uma cerimônia perto da cidade balneária de Anapa, o ponto de partida deste gasoduto de 2.380 km de extensão, cuja entrada em funcionamento está prevista para o final de 2015.
"É um acontecimento importante não apenas para o mercado de energia russo, como também para o de toda a Europa", afirmou o presidente russo.
"Junto ao Nord Stream (o equivalente nórdico do gasoduto no Báltico), o South Stream criará as condições para entregas confiáveis e incondicionais de gás russo aos consumidores europeus, neste caso no sul da Europa", acrescentou Putin.
O projeto, de um custo total de 16,5 bilhões de euros, permitirá à Rússia entregar 63 bilhões de metros cúbicos de gás por ano à Europa.