Jornal Correio Braziliense

Mundo

Holanda enviará duas baterias de mísseis para fronteira com a Turquia

Haia - A Holanda decidiu nesta sexta-feira (7/12) enviar "a curto prazo" para a Turquia duas baterias de mísseis Patriot acompanhadas de no máximo 360 soldados para operá-las na fronteira com a Síria, indicou a agência de notícias holandesa ANP, citando o ministro holandês das Relações Exteriores, Frans Timmermans.

O local exato da mobilização destas baterias ainda deverá ser determinado com Ancara, e também com Estados Unidos e Alemanha, os outros dois membros da Otan que possuem esses mísseis, indicou a mesma fonte. A Turquia havia solicitado à aliança no dia 21 de novembro o deslocamento de mísseis de defesa antiaérea Patriot, capazes de destruir em voo eventuais mísseis disparados a partir da Síria.

[SAIBAMAIS]Como esperado, a Otan aprovou na terça o envio, assegurando ter o acordo de Washington, Berlim e Haia, e deixando a cargo desses três países da Otan que possuem os Patriot a decisão sobre o número de baterias, a data e a duração de sua mobilização.



O governo alemão havia aprovado na quinta-feira o envio de duas baterias de mísseis Patriot para a Turquia e pretende mobilizar até 400 soldados da Bundeswehr. Com o Exército alemão submetido à câmara baixa do Parlamento, a intervenção deve ainda receber o aval dos deputados. A votação, aguardada para entre 12 e 14 de dezembro, deverá ser apenas uma formalidade.