WASHINGTON - David Axelrod, conselheiro do presidente americano Barack Obama, perdeu o bigode que era sua marca registrada ao vivo na televisão nesta sexta-feira (7/12) depois de arrecadar um milhão de dólares para a pesquisa sobre a epilepsia.
"Nós estamos cortando porque há pessoas que perderam muito mais que um bigode para a epilepsia", disse Axelrod, enquanto se preparava para tirar o bigode no programa do canal MSNBC "Morning Joe."
Axelrod, 57 anos e que cultivava o bigode há 40 anos, foi salvo de uma ;barbeiragem; quando o apresentador do programa deu lugar a um barbeiro profissional para a execução da tarefa.
Uma das primeiras doações ao desafio veio de uma fonte surpreendente: o empresário Donald Trump, um grande crítico de Obama.
"Nós concordamos que esta é uma boa causa", Trump afirmou em uma ligação telefônica para o programa.
Entre os doadores estavam os atores George Clooney e Tom Hanks, além do milionário Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks da NBA.
Poucos dias antes da eleição presidencial de novembro, Axelrod participou do "Morning Joe" e prometeu raspar o bigode se Obama perdesse a votação nos estados chaves de Michigan, Minnesota e Pensilvânia.
Obama venceu nos estados e o conselheiro prometeu raspar o bigode por uma causa nobre.
O dinheiro arrecadado será doado para o ;Citizens United for Research in Epilepsy; (CURE), grupo comandado pela esposa de Axelrod, Susan Landau. Axelrod tem uma filha que sofre de epilepsia.