Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ausente da vida pública nas últimas três semanas, retornou na madrugada desta sexta-feira (7/12) à Venezuela após um tratamento médico em Cuba, segundo imagens transmitidas pelo canal oficial VTV. Chávez desceu as escadas do avião acompanhado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, e conversou com vários colaboradores no aeroporto internacional de Maiquetía, em sua primeira aparição pública depois de 22 dias de ausência.
Chávez se declarou "muito feliz" por estar de volta durante esta conversa, na qual, no entanto, não deu detalhes sobre o tratamento médico ao qual se submeteu em Cuba, para onde viajou no dia 27 de novembro. Neste dia, solicitou por carta permissão à Assembleia Nacional para se ausentar por tempo indefinido para passar por sessões de oxigenação hiperbárica em Havana como parte de seu "fortalecimento de saúde".
Após ser reeleito no dia 7 de outubro, o presidente praticamente desapareceu da vida pública devido aos seus problemas de saúde, que começaram com um câncer diagnosticado em meados de 2011 e do qual se declarou curado em duas ocasiões. Sua prolongada ausência e o segredo com o qual o Executivo administra todas as questões relacionadas à saúde do presidente reavivaram os rumores de seu estado, especialmente depois de perder a reunião de cúpula do Mercosul em Brasília, nesta sexta-feira (7/12).