Jornal Correio Braziliense

Mundo

Comissão israelense aprova controverso projeto de construção de casas

Jerusalém - Um controverso projeto de construção em uma colônia israelense perto de Jerusalém entrou em uma nova etapa após receber a aprovação, nesta quarta-feira (5/12), de uma comissão do ministério da Defesa, informaram as rádios militar e pública israelenses. A administração militar israelense "aprovou a continuação do projeto de construção no setor E1, entre Jerusalém e Maale Adumim", colônia da Cisjordânia, afirmou a rádio militar, uma informação anunciada simultaneamente pela rádio pública.

A administração militar "aprovou o projeto de novas construções no setor E1 entre Jerusalém e Maale Adumim", anunciou ao mesmo tempo a rádio pública, informando que a população dispõe agora de um prazo de dois meses para apresentar objeções, antes que as discussões sobre o programa sejam reiniciadas.

[SAIBAMAIS]O plano de desenvolvimento do setor E1, que comunicaria Maale Adumim com bairros de colonização judia em Jerusalém Oriental, foi apresentado à comissão de planejamento do ministério da Defesa, havia indicado antes um funcionário israelense que pediu para não ser identificado, ressaltando que "o acordo final deve vir do nível político".



O negociador palestino Saeb Erakat advertiu nesta quarta-feira que Israel colocará fim ao processo de paz se levar adiante seu polêmico projeto de construção em uma colônia israelense perto de Jerusalém. "Se Israel decidir começar a construção no setor E1 e validar estas decisões de colonização, consideraremos que decidiu colocar fim ao processo de paz e à solução de dois Estados", um palestino e outro israelense, declarou Erakat, depois que uma comissão do ministério da Defesa israelense deu seu aval ao projeto.