Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército bombardeia província de Damasco para expulsar insurgentes

BEIRUTE - O exército sírio bombardeou na manhã desta terça-feira (4/12) vários setores dos subúrbios a leste e a sudoeste de Damasco, poucas horas depois de combatentes islamitas se apoderarem de uma aldeia na província de Deir Ezzor (leste), informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Nos arredores da capital, "o exército bombardeia Ghuta oriental, enquanto prossegue com suas operações no setor", acrescentou o OSDH, uma organização não governamental com sede na Grã-Bretanha que se baseia em uma ampla rede de informantes e médicos na Síria.

"Os bombardeios tomam como alvo as localidades a sudeste de Damasco e são ouvidas explosões em toda a província. As bombas também caem ao redor de Beit Sahem, Daraya e Aqraba", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Jornalistas-cidadãos afirmaram na internet que a localidade de Muadamiya al-Sham, a sudoeste de Damasco, era bombardeada desde a manhã desta terça-feira.

Segundo o jornal Al-Watan, próximo ao regime, "o exército progride nos eixos da província de Damasco e na rota de Azaz a Aleppo (norte)".



Na segunda-feira 93/12), 159 pessoas morreram em todo o país: 55 civis, 53 insurgentes e 51 soldados, segundo o OSDH, que registrou mais de 41.000 mortos, em sua maioria civis, desde o início dos protestos contra o regime de Bashar al-Assad há mais de 20 meses.