Jornal Correio Braziliense

Mundo

Congressistas e vendedores de carros são os mais desonestos, nos EUA

WASHINGTON - Os congressistas e os vendedores de automóveis são as duas profissões menos honestas para os norte-americanos, segundo uma pesquisa do Gallup divulgada nesta segunda-feira (3/12), que coloca as enfermeiras no extremo oposto.

O instituto de pesquisas Gallup pediu às pessoas consultadas que classificassem a honestidade e a ética de uma lista de 22 profissões. No ponto mais alto de lista estão as enfermeiras, com 85% das avaliações "altas" ou "muito altas", seguidas dos farmacêuticos, médicos, dentistas e policiais.

Leia mais notícias de Mundo

No ponto mais baixo aparecem os vendedores de automóveis, que são classificados como honestos apenas por 8% das pessoas, porcentagem semelhante à dos integrantes da Câmara de Deputados (10%), dos profissionais da área de publicidade e dos vendedores de ações. A classificação dos senadores é um pouco melhor.

De acordo com a pesquisa, realizada desde 1976, apenas no período posterior aos atentados de 11 de setembro de 2001 os legisladores foram avaliados de forma positiva. Depois desse breve período, a opinião sobre os parlamentares piorou novamente. Regularmente, os políticos enfrentam investigações por violações éticas, relações adúlteras ou desvio de recursos.

Três em cada quatro norte-americanos também têm uma opinião negativa do trabalho do Congresso, segundo a média das pesquisas recentes realizadas pelo site RealClearPolitics.