Ausente das últimas reuniões internacionais na Espanha e no Peru, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 58 anos, confirmou presença na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Brasília, no próximo dia 7. Chávez está em Havana, Cuba, submetendo-se a tratamento para o combate de um câncer. No começo do ano, ele retirou um tumor na região pélvica.
A assessoria da Embaixada da Venezuela no Brasil confirmou a presença de Chávez. Parte da delegação venezuelana já está em Brasília. O presidente venezuelano deve vir direto de Havana para Brasília, segundo informações preliminares. A Venezuela foi integrada ao Mercosul em 31 de julho durante cerimônia em Brasília.
No próximo dia 7, são esperados em Brasília, além de Chávez, os presidentes José Pepe Mujica (Uruguai) e Cristina Kirchner (Argentina). Antes, haverá reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países que compõem o Mercosul.
Na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o Brasil transferirá a presidência do bloco para o Uruguai e será concluído o processo de ajustes tarifários referente à inclusão da Venezuela no grupo. O processo é referente à nomenclatura e tarifas alfandegárias comuns. Também deverá ser abordada a suspensão do Paraguai do grupo ; definida em junho desde a destituição do então presidente Fernando Lugo, após conclusão de rompimento da ordem democrática.
O Mercosul, incluindo a Venezuela, reúne 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população da América do Sul, cujo Produto Interno Bruto (PIB) chega a US$ 3,3 trilhões, aproximadamente 83,2% do PIB sul-americano, em um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados ou 72% da região.