Beirute - Os rebeldes sírios se utulizam de crianças na luta militar contra o regime, denunciou nesta quinta-feira (29/11) um comunicado da organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) difundido em Beirute. "Crianças de 14 anos integraram ao menos três brigadas da oposição para transportar armas, equipamentos e fazer vigilância", indicou a organização com sede em Nova Iorque.
"Adolescentes de 16 anos transportaram e participaram dos combates contra forças governamentais", afirmou o comunicado da HRW. A organização convocou os dirigentes da oposição para que "se comprometam publicamente a terminar com essas práticas e proibir que voltem a acontecer" com menores de 18 anos, "mesmo se a pessoa é voluntária".
[SAIBAMAIS]HRW indicou que interrogou a cinco jovens de 14 a 16 anos que disseram ter participado em ações armadas em Homs (centro), Deraa (sul) e Jerbet al Joz, província de Idleb, perto da fronteira turca. O Centro de Documentação de Violações dos Direitos Humanos na Síria, um grupo de oposição que calcula o número de vítimas mortas no conflito, registrou a morte de pelo menos 17 crianças que lutavam pelos rebeldes do Exército Sírio de Libertação (ELS).