Washington - A economia norte-americana avançou "moderadamente" entre as últimas três semanas de outubro e a primeira quinzena de novembro, segundo o Livro Bege do Federal Reserve (Banco Central, Fed), relatório de conjuntura publicado nesta quarta-feira.
O Federal Reserve registrou, além disso, uma situação díspar entre as diferentes áreas do país, devido às consequências da passagem do furacão Sandy pela Costa Leste dos Estados Unidos.
"A piora situação na região de Nova York foi atribuída às perturbações ocasionadas pela supertempestade Sandy no final de outubro, que se estenderam em novembro", informou o Banco Central.
A economia também sofreu as consequências da catástrofe natural na região da Filadélfia (nordeste), apesar de seus efeitos terem sido limitados em áreas como Richmond (leste) e Boston (nordeste).
Inclusive em regiões com um crescimento mais dinâmico, como Saint-Louis (centro) e em Minneapolis (centro-norte), o crescimento foi descrito como levemente acima do nível considerado moderado.
O Fed acrescentou que em certo número de regiões as informações mostraram preocupação com relação ao problema do chamado "abismo fiscal" nos Estados Unidos.
Se não houver acordo entre o Congresso e o governo, em janeiro de 2013 entrará em vigor uma série de duros cortes de gastos somados a uma alta dos impostos.