Jornal Correio Braziliense

Mundo

Projeto de Constituição do Egito deve ficar pronto nesta quarta-feira

Cairo - A versão final do projeto de Constituição deve ficar pronta nesta quarta-feira (28/11), indicou o chefe da comissão responsável pela elaboração deste texto polêmico que estabelecerá as instituições do Egito pós-revolucionário.

"Os debates sobre o projeto de Constituição terminam hoje, e devem ser seguidos de uma votação", afirmou Ahmed Darrag, secretário-geral da Comissão Constitucional, em um comunicado divulgado pela agência Mena

Hossam al-Ghariani, que preside esta comissão dominada por islamitas, convocou liberais, oposição e coptas membros da comissão, que haviam abandonado os trabalhos, para que "voltem e terminem as discussões na quinta-feira". "Amanhã será um dia emblemático", declarou.

Em 22 de novembro, o presidente egípcio Mohamed Mursi acabou com a possibilidade de suas decisões sofrerem recursos na justiça e decidiu que nenhuma instância judicial poderia dissolver a comissão para elaborar a futura Constituição. Esta comissão vem sofrendo críticas de liberais e laicos, acusada de ser dominada por islamitas.

A composição da Comissão Constitucional já é atualmente alvo de recurso no Supremo Tribunal Constitucional.



Essas decisões do presidente provocaram grandes manifestações marcadas pela violência. "Não é um bom momento para precipitar a Constituição, porque estamos em meio a uma extrema divisão", ressaltou Heba Morayef, diretora da ONG Human Rights Watch no Egito.

"As associações de defesa dos direitos humanos estão muito preocupadas com algumas (disposições relativas à) proteção dos direitos humanos no projeto de lei que já vimos", disse.