Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasil, Índia e África do Sul pedem que Conselho aja sobre Gaza

Nova Iorque - Brasil, Índia e África do Sul pediram nesta quarta-feira (21/11) que o Conselho de Segurança da ONU aja pelo fim do conflito em Gaza. As três potências emergentes também se mostraram favoráveis à concessão do status de Estado não-membro da ONU para os palestinos na Assembleia Geral da ONU, iniciativa à qual se opõem Estados Unidos e Israel.

Os 15 membros do Conselho de Segurança ainda não apresentaram uma declaração sobre o conflito entre Israel e o Hamas em Gaza. Os Estados Unidos bloquearam uma declaração proposta pelos países árabes porque não mencionava os ataques com foguetes do Hamas, que Israel considera ter provocado a sua resposta militar. Índia e África do Sul são membros atuais do Conselho e formam, junto com o Brasil, o fórum tripartite Ibas.



Em um comunicado lido por seus embaixadores na ONU, o grupo disse que "destacam suas expectativas de que o Conselho de Segurança da ONU fará o máximo que puder no cumprimento de suas responsabilidades em relação a essa grave situação". Os três países expressaram sua "forte condenação" à violência entre Israel e o Hamas e manifestaram "preocupação em relação à desproporcionalidade e uso excessivo da força", sem citar nenhuma parte.

Brasil, Índia e África do Sul indicaram que o conflito enfatizou a necessidade de retomar as negociações diretas entre israelenses e palestinos, suspensas há mais de dois anos.