Telavive - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou nesta terça-feira à noite a Tel Aviv e deve se reunir em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, como parte dos esforços dos Estados Unidos para evitar uma escalada do conflito em Gaza, anunciou uma autoridade americana.
O avião de Hillary, proveniente do Camboja, aterrissou pouco antes das 22h00 locais em Tel Aviv e uma reunião com Netanyahu em Jerusalém está programada, indicou este alto funcionário do Departamento de Estado em um breve comunicado.
A chefe da diplomacia americana deve também se reunir na quarta-feira em Ramallah, na Cisjordânia, com o presidente palestino, Mahmud Abbas, antes de visitar o Cairo para um encontro com o presidente egípcio, Mohamed Mursi, de acordo com o Departamento de Estado.
O Egito está no centro dos esforços internacionais pelo final dos conflitos no enclave de Gaza controlado pelo Hamas, alvo desde quarta-feira passada de uma nova ofensiva israelense contra os grupos armados palestinos que disparam foguetes contra Israel.
Antes de enviar sua secretária de Estado ao Oriente Médio, o presidente americano, Barack Obama, havia agradecido Mursi nesta terça-feira por seus esforços em favor de uma redução da escalada na região, ao final de uma terceira conversa por telefone em 24 horas entre os dois mandatários.