Miami - Um candidato republicano pela Flórida ao Congresso dos Estados Unidos, ligado ao movimento ultraconservador Tea Party, assumiu nesta terça-feira (20/11) a derrota, duas semanas depois das eleições gerais e de ter travado uma verdadeira batalha de recontagens.
O caso do candidato, Allen West, ilustra o desastre eleitoral que a Flórida se tornou este ano, quando em 6 de novembro foi o único estado do país a demorar na contagem de votos, lembrando a insólita crise de 2000.
A diferença desta vez foi que a eleição presidencial foi definida antes no restante do país. A Flórida registrou a vitória local do presidente Barack Obama sobre seu rival Mitt Romney, quatro dias depois de o democrata ter sido proclamado vencedor oficial nos Estados Unidos.
"Embora um questionamento dos resultados das eleições pudesse ter mudado o total dos votos, não temos evidência de que o resultado fosse ser diferente", indicou West em um comunicado divulgado pela imprensa nesta terça-feira.
West, que disputava um segundo mandato na Câmara dos Representantes de Washington, acrescentou que, "sem dúvida, ainda há imprecisões nos resultados", mas não o suficiente para mudar a tendência que dá a vitória ao seu rival democrata Patrick Murphy, que desde as primeiras pesquisas de boca-de-urna, em 6 de novembro, aparecia como vencedor.