Jornal Correio Braziliense

Mundo

Termina congresso que decidiu quem escolherá novos dirigentes chineses

Pequim - O Partido Comunista Chinês concluiu nesta quarta-feira o 18; congresso depois de aprovar os integrantes do comitê central, órgão que designará na quinta-feira (15/11) os novos dirigentes da China para um mandato de pelo menos cinco anos, anunciou o presidente Hu Jintao.

"Declaro agora que o 18; congresso do Partido Comunista Chinês concluiu vitoriosamente", declarou Hu no discurso de encerramento, pronunciado no Grande Palácio do Povo, na Praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim.



O comitê central, órgão composto por quase 200 personalidades, deve consagrar na quinta-feira atual vice-presidente Xi Jinping como novo número um do regime, assim como o gabinete restrito que comandará a segunda potência econômica mundial. Em março de 2013, Xi sucederá, segundo todos os analistas, Hu Jintao como chefe de Estado.

O sucessor designado do atual chefe de Governo, Wen Jiabao, provavelmente o atual vice-primeiro-ministro Li Keqiang, será designado na quinta-feira para ocupar o segundo ou terceiro posto no comitê permanente do Bureau Político, o principal círculo de poder na China.