Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nova tempestade atinge Nova York, que ainda se recupera de furacão Sandy

Nova York (EUA) - Uma nova tempestade começou a atingir a região de Nova York e Nova Jersey nesta quarta-feira, obrigando as autoridades a aconselhar as pessoas a se retirarem de regiões litorâneas e o cancelamento centenas de voos, nove dias depois da supertempestade Sandy.

Segundo o serviço meteorológico americano, a tempestade, que começou a se manifestar com uma leve nevasca em Nova York, é acompanhada de ventos de até 96 km/h, inundações moderadas na costa e fortes chuvas nessas áreas próximas ao mar.

Em Nova York, o prefeito Michael Bloomberg não ordenou uma evacuação obrigatória, mas aconselhou aqueles que vivem em áreas litorâneas afetadas por Sandy a se abrigarem em casas de amigos e familiares ou em algum centro comunitário.

"Não foi ordenada uma evacuação geral, mas se você sofreu com uma inundação significativa durante a supertempestade Sandy deve considerar a busca de abrigo com parentes ou amigos que não vivem em áreas baixas, ou ir para um abrigo da prefeitura", disseram as autoridades nesta quarta-feira .

As áreas em questão são Rockaways (Queens, nordeste) e Staten Island (sul), ambas já incluídas na ordem de evacuação obrigatória emitida pela cidade no domingo, 28 de outubro, um dia antes da chegada de Sandy.

O nível da água pode subir de 60 centímetros a um metro, causando inundações "moderadas" nessas áreas durante a maré alta, segundo Bloomberg. A prefeitura decidiu fechar os parques e praias e ordenou a paralisação dos canteiros de obras. É aconselhável não conduzir veículos após as 17h00 locais.