Jornal Correio Braziliense

Mundo

Furacão Sandy se transforma em tempestade extra-tropical ao atingir o solo

O furacão Sandy tocau a terra em Nova Jersey por volta das 22h desta segunda-feira (horário de Brasília.) Pouco antes, o Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami, emitiu comunicado informando que a tormenta havia perdido força e se transformou em uma tempestade extra-tropical.

De acordo com o CNF, fortes chuvas atingiramtoda a costa leste dos Estados Unidos. Com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h, o olho do ciclone Sandy atingiu as proximidades de Atlantic City. A classificação de tempestade extratropical significa que o ciclone ainda tem ventos com a força de um furacão, mas com menos intensidade.



Ao menos dois reatores nucleares, que geram 50% da eletricidade no estado de Nova Jersey, poderão ser paralisados caso o furacão Sandy ganhe força em seu avanço sobre a costa leste, segundo um porta-voz da empresa Serviços Públicos de Eletricidade e Gás (PSEG). Estes dois reatores funcionam atualmente em plena carga e geram 49% da eletricidade consumida em Nova Jersey, representando a segunda maior usina de energia nuclear com objetivos comerciais nos Estados Unidos.

O desastre climático interrompeu a campanha presidencial americana a poucos dias das eleições de 6 de novembro. Tanto Obama quanto o adversário republicano, Mitt Romney, suspenderam compromissos eleitorais.

As autoridades já declararam estado de emergência em Connecticut, Delaware, Maryland, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia, Vermont, Virgínia e na capital americana. Obama aprovou o estado de emergência para liberar recursos federais para a maioria destes estados.

Sandy é o décimo primeiro furacão desta temporada de ciclones no Atlântico, que começou em 1; de junho e termina em 30 de novembro.(Com demais agências de notícias)