Buenos Aires - Uma tempestade atingiu nesta segunda-feira (29/10) a região de Buenos Aires matando duas pessoas, provocanado apgões, paralisando o trânsito e suspendendo os serviços de metrô e trens, informaram as autoridades.
Um homem de 65 anos morreu afogado quando tentava retirar uma televisão de sua casa invadida pela cheia de um riacho em Isidro Casanova, 30 km a oeste de capital argentina. A outra vítima fatal, uma mulher, foi eletrocutada no distrito de Lanús, na periferia sul de Buenos Aires, após a água invadir sua casa.
Em apenas seis horas, entre 3h e 9h local (4h e 10h Brasília) desta segunda-feira, caíram 87,4 mm de chuvas, contra a média para todo mês de outubro de 110 mm, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
A capital argentina e sua periferia, onde vivem 14 milhões de pessoas, amanheceu com suas principais avenidas inundadas, veículos arrastados pela água e trânsito caótico.
Cinco das sete linhas do metrô da capital e os trens suburbanos suspenderam suas operações por várias horas, o que sobrecarregou o sistema de ônibus no momento em que a população seguia para o trabalho.
A água inundou várias estações do metrô, cujas linhas se transformaram em rios subterrâneos, segundo imagens da TV local.
A tormenta deixou sem luz uma ampla zona da capital e sua periferia, e em várias lojas de região de Belgrano, no norte de Buenos Aires, a água atingia mais de um metro e meio de altura, destruindo mercadorias.
Ao menos 20 pessoas foram retiradas de suas casas no distrito de Quilmes, ao sul da capital, devido às inundações.